Fernanda Bahia. Foto: Divulgação

A empresária Fernanda Bahia assumiu as rédeas da operação da Dell Anno em Salvador e após uma grande reforma, inaugurou uma loja sofisticada, com mais de 700m², na Alameda das Espatódeas, fazendo uma grande transformação na percepção da marca no estado. A ação, logo então, chamou a atenção do mercado de móveis e decoração. Todos queriam saber quem era essa figura motivada e focada que estava agora à frente da marca internacional, conhecida por seu design contemporâneo e elegante. Tanta atenção, claro, fez-se necessária para que pudéssemos descortinar seu perfil e entender todos os caminhos que a levaram a se destacar neste segmento de tanta pluralidade e concorrência. “Sempre fui uma pessoa discreta e diria até, mais reclusa. Amo estar na minha casa. Trabalhar nessa área me fez sair de casa, estar presente em eventos e, a melhor parte disso tudo é conhecer mais pessoas. A cada conversa, existe a troca de conhecimento e sempre posso me avaliar e aprimorar a minha forma de trabalhar. A desvantagem é que deixo de ser anônima e passo a ter a vida um pouco mais exposta ao público em geral”, reflete Fernanda sobre este novo momento.

Quando falamos sobre o processo de desenvolvimento da mulher ativa no mercado baiano, ela discorre sobre avanços e outros pontos. “Eu acredito que já avançamos muito nessa questão da igualdade, mas, ainda falta um grande percurso a seguir. Nos grandes centros, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, a evolução da mulher é bem mais visível do que em estados menos desenvolvidos. Acho que a Bahia está no meio termo dessa evolução. Tenho filhas adolescentes e vejo como se comportam entre os amigos. Não há mais a distinção entre sexos, como há anos. Os jovens de hoje já nascem em um mundo mais livre e com menos preconceitos”, reflete, ao mesmo tempo em que analisa o ambiente macro. “Ainda existe a percepção de que a responsabilidade pelo sustento da casa é do homem e o cuidado da casa e dos filhos é das mulheres. O desafio está na grande responsabilidade que cabe às mulheres, ou seja, elas sempre trabalham em dobro para dar conta das atividades profissionais e das atividades domésticas. Isso sem falar nas obrigações para estar bem, bonita, em forma e como uma mãe presente”, diz.

“E é exatamente nesse ponto que vejo a injustiça no volume de trabalho que assumimos diariamente. Meu apelido é ‘Mulher Maravilha’, pois, quem me conhece não entende como posso ser muitas em uma só: mulher, mãe, filha, dona de casa, esposa, empresária e, por muitas vezes, estudante, também”, brinca Fernanda, que analisa o fato de estar à frente de uma marca internacional, no contexto do mercado nacional e regional. “Tenho amigas muito bem sucedidas profissionalmente. E fico muito feliz quando vejo uma mulher obtendo resultado pela sua própria capacidade. No mercado de móveis e decoração, a presença feminina é bem equilibrada, senão até em maioria. Mas, tudo por causa do preconceito de que homem deve ser engenheiro e não arquiteto. Eu mesma fui de encontro a esse preconceito e me formei em engenharia civil. Porém, quando falamos de cargos de diretoria e gerência, ainda há muita diferença. Estive em uma reunião recente com a diretoria da Dell Anno e alguns franqueados, há duas semanas, na fábrica, e me vi em uma mesa de reunião cercada por 15 homens e nenhuma mulher. Ou seja, estamos bem distantes da igualdade”, enfatiza.

Fernanda também comenta sobre sobre situações que lhe beneficiaram, no âmbito pessoal e profissional, além das referências femininas que possui como exemplo. “Tive muitas mulheres como exemplo, inclusive a minha mãe, mas, uma em especial foi a minha inspiração: Margareth Thatcher. Acho que ela foi uma vitoriosa para a época e desenvolveu um trabalho brilhante, sem esquecer de sua essência e das responsabilidades com o lar”, conta ela. Ao refletir sobre um conselho para quem busca empreender, a empresária finaliza: “Eu digo sempre: acredite em você, não tenha medo, seja perfeccionista e procure dar o seu melhor. Se você é competente, em algum momento o reconhecimento chegará. O sabor da vitória é inestimável. Principalmente se a vitória vier de grandes desafios vencidos”.

Fernanda Bahia. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.