Fernanda Dias e Maiza Brito. Foto: Divulgação

Ultrapassando gerações e sendo pessoas de influência dentro e fora de sua família, a presença de Maiza Brito e Fernanda Dias, mãe e filha respectivamente, no mercado de óticas, apresenta ensinamentos e devem inspirar muitas mulheres na Bahia. As sócias da rede Cristalli e franqueadas da rede Zeiss possuem visões parecidas sobre o universo feminino na área empresarial, mas as lições obtidas, levando em conta as percepções geracionais diferentes, merecem atenção, ainda mais porque “nos últimos anos a mulher está conquistando seu espaço, com foco e cada vez mais atuante e atualizada profissionalmente, mas ainda há um longo caminho pela frente”, como lembra Maiza.

Em resposta direta sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres no mercado, Fernanda apresenta uma grande verdade: “O principal desafio enfrentado pela mulher que ainda precisa ser superado é a visão machista e, às vezes, retrógrada da sociedade”. Entretanto, combater o preconceito existente, ocupando os espaços com competência, é o que move mãe e filha neste longo processo, apesar de uma boa visão acerca do lugar feminino em posição de relevância: “Os indicadores estatísticos e financeiros mostram bem isso. O percentual de mulheres em cargos de direção de empresas de grande e médio porte, ou gerindo seus próprios negócios aumentou muito em relação aos homens. Os salários das mulheres também estão no caminho de se igualarem aos homens e, quem sabe, passarem”, complementa Maiza.

O cenário otimista tem a contribuição de Maiza, atuando por 49 anos no mercado. Por conta de uma longa jornada empreendedora, Fernanda se orgulha de ter sido influenciada por sua mãe para entrar neste segmento: “Gosto de brincar quando digo que, desde que nasci, vejo óculos na minha frente! Adorava ir trabalhar com minha mãe, fingir que estava ajudando ela. Então meu amor por esse segmento é desde pequenininha, e sempre quis empreender nisso. Além de sempre ter me identificado, ter minha mãe como referência no mercado só fez fortalecer a minha paixão por óculos. Pra mim, ela é um exemplo muito forte de determinação e superação, e tenho muito orgulho e me inspiro demais nisso. Aprendo todos os dias com ela”. Além da inspiração dentro de casa, Maiza também menciona a importância do convívio com outras mulheres relevantes do setor: “Saber ouvir e trocar experiências com outras empreendedoras é fundamental. Ouvir e entender seus sucessos e falhas e poder transpor para a Cristalli”.

Incentivando outras mulheres iniciando sua trajetória no segmento empresarial, a importância da capacitação é mencionada por Maiza, além de planejar suas ações para fazer tudo funcionar: “Uma vez convicta da sua capacidade, trabalhar muito profissionalmente e planejar as suas ações. Fazer um plano de vida, com metas e prazos e estar sempre medindo e fazendo os ajustes necessários. Não menos importante é ter a convicção de que o segmento escolhido é realmente o que você se identifica e vai gostar de fazer. Não se deixar levar pelo que está na moda ou que promete um sucesso garantido. Amor ao que se faz, faz a diferença”. Fernanda finaliza, ressaltando a importância da persistência: “Por mais que pareça impossível ou difícil, tudo que nos dedicamos a fazer com maestria, colocamos amor e energia, tem grandes chances de dar certo”.

Fernanda Dias. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.