Não é somente a altura de Larissa Ribeiro que impressiona em um primeiro contato. Em suas primeiras palavras e impressões, ao falar sobre mercado financeiro, investimentos e criptomoedas, ela além de ter em mente números e dados o tempo inteiro, consegue convencer pela forma direta e contundente como expões suas ideias. Por isso, e por todo contexto que conseguiu criar dentro deste segmento, tem se destacado no mercado regional e nacional, se tornando uma espécie de referência, principalmente para a nova geração.
Nesta conversa com o Anota Bahia, ela inicia fazendo uma análise sobre o processo de desenvolvimento da mulher ativa no nosso mercado. “Percebo que ao longo dos anos vem acontecendo um movimento feminino mais ativo, com formação de grupos e clubes de mulheres participando de rodadas de negócios, fomentando desta forma o mercado na Bahia. Nota-se também uma mudança no cenário corporativo, que hoje é composto por uma maior participação feminina em cargos de liderança, porém ainda distante de um equilíbrio com a figura masculina”, reflete.
Larissa também pontua sobre os desafios presentes no universo feminino do mercado, que precisam ser superados. “Mesmo com o aumento das oportunidades para atuação em altos cargos, as mulheres seguem buscando equiparação salarial, que ainda hoje é um grande desafio a ser superado”, enfatiza. “Apenas 33% dos cargos de liderança no mercado financeiro são ocupados por mulheres. Para que esse número aumente, é necessário investir muito em conhecimento, tornar-se referência no seu segmento, e desta forma, gerar autoridade e ganhar poder de fala. Não se intimidar em expor suas ideais e lutar por seus posicionamentos”, explica ela, ao também discorrer sobre o perfil de quem atua no seu segmento. “As mulheres que atuam nessa área, possuem um perfil mais racional e objetivo, o que torna o trabalho em equipe e a tomada de decisões mais eficiente”, diz.
Por fim, Larissa analisa sobre a importância das mulheres terem conhecimento sobre finanças e gestão, visto que, muitas se encontram em uma situação de criar filhos e administrar casas e famílias sozinhas, como ela mesma, por exemplo. “O conhecimento sobre finanças e gestão, é de extrema importância para que as mulheres consigam administrar sua vida pessoal e profissional. Principalmente para aquelas que exercem a função de prover e administrar suas famílias, essas duas áreas do conhecimento, não são apenas facilitadores, mas também essenciais ao cumprimento dessas tarefas”, finaliza ela.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.