Priscilla Diniz. Foto: Acervo Pessoal.

Dona de uma das confeitarias mais conceituadas de Salvador, Priscilla Diniz já possui seis unidades em funcionamento e com planos de inaugurar mais duas lojas, estando presente em oito pontos da cidade. Formada em administração e marketing, e especializada em gestão de negócios, ela levou o seu empreendimento a ser eleito a melhor confeitaria da capital baiana, em 2017. Além disso, foi conquistando o seu espaço no mercado e assinando a gastronomia de grandes eventos, como a festas e encontros de personalidades e autoridades.

Em conversa com o Anota Bahia, ela discorreu sobre as suas perspectivas acerca da figura feminina no meio empreendedor, sua carreira, e os desafios que as mulheres passam.

A empresária diz enxergar com positividade o avanço da presença feminina no mercado, cada vez mais ganhando mais espaço e demonstrando competência em suas áreas de atuação. “Vejo que o mercado de trabalho na Bahia tem se mostrado receptivo e valorizando o empenho e contribuição singular e riquíssima das mulheres, o que é um passo super importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirma. Priscilla ainda acrescenta que o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima feminina tem impulsionado a participação em áreas antes não vistas ou desafiadoras.

No entanto, ela ressalta que ainda existem vários desafios a serem superados, como o machismo e o “descrédito”, que insinua que as mulheres não possuem todas as características necessárias para liderar ou gerir um bom negócio. “Características como firmeza, coragem para correr riscos ou segurança. Ainda existe o preconceito que os homens ‘mais racionais’, são melhores líderes do que as mulheres, ‘mais emotivas'”, explica. Segundo ela, o mérito, a competência e o talento devem ser reconhecidos independentemente de gênero, mas isso exige uma mudança de mentalidade. “É fundamental lutarmos para criar uma sociedade mais igual, onde todos tenham as mesmas oportunidades e sejam reconhecidos pelo seu real valor”, completa.

Além disso, Priscilla tem que administrar sua vida como empresária e como mãe, ao mesmo tempo que a sociedade impõe uma constante cobrança em cima dela. “Equilibrar todos os pratos da vida de mãe, profissional e empresária é desafiador, nos cobramos muito e o tempo inteiro. Mas é possível encontrar um equilíbrio saudável entre esses papéis, valorizando um dos maiores ativos que acredito que temos: o tempo e a qualidade dele em cada área da nossa vida”, conta.

Em seguida, ela conta que sente muito orgulho e satisfação em ter se tornado uma referência no mercado gastronômico soteropolitano, e que ser reconhecida pelo seu talento, esforço e dedicação é uma conquista significativa e gratificante. “Ser referência na área de Confeitaria significa que você está sendo admirada e respeitada por seus semelhantes, por quem admiramos, e pelo consumidor em geral, que nos escolhe diariamente. Somos só amor e gratidão pelo que construímos até aqui”, expõe.

Quando abriu a confeitaria, há 12 anos atrás, a denominação ainda não existia na Bahia, muito menos o conceito de elegância no servir produtos de alta qualidade, a um público que desejasse um ambiente de encantamento que o fizesse se sentir um convidado especial. “Logo passamos a ser referência no mercado, e para a minha alegria, estimulamos muitas mulheres e pequenas empreendedoras, a acreditar que ‘enrolar brigadeiro’ poderia abrir portas, iniciar o próprio negócio, e enfim, garantir sua independência financeira e um maior empoderamento”, declarou.

Por fim, Priscilla acredita que a principal virtude para alcançar os objetivos é acreditar no próprio potencial e habilidades, não permitindo que algo os limite. A confeiteira reforça que buscar conhecimento, o compartilhamento de experiências de outras líderes e investir no seu desenvolvimento profissional, são pontos fundamentais para a quebra de barreiras. “Construa sua rede de contatos para expandir. Seja resiliente e confiante em sua capacidade de superar todos os obstáculos. Ame e agarre com todas as forças o que você escolher fazer. Seja autêntica e defenda suas ideias”, conclui Priscilla Diniz.

Priscilla Diniz. Foto: Acervo Pessoal.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.