Ingrid Campos. Foto: Divulgação

Possuindo uma agenda bastante corrida e sempre em traslado entre Salvador e São Paulo, a jovem Ingrid Campos compartilha uma visão abrangente sobre sua área de atuação e sempre recomenda que “somos o que cultivamos”, desde hábitos alimentares até a rotina de atividades. A dermatologista está sempre se mantendo atualizada acerca das novidades de seu campo de atuação e preza pela fuga aos exageros vistos na mídia. O Anota Bahia convidou a médica para apresentar sua visão da presença feminina no mercado e mencionar suas inspirações para se tornar uma mulher mais forte e capacitada.

Sendo uma médica presente em vários eventos pelo mundo, Ingrid observa o crescimento feminino no cenário empreendedor pelo mundo, tanto na área da saúde, como empresarial em termos gerais. Apesar disso, existe um caminho a ser percorrido, mesmo com mulheres relevantes aparecendo cada vez mais no estado. “As mulheres vêm se consolidando e ganhando seu espaço, dia após dia. Ainda que muitos desafios existam e o cenário atual esteja longe de alcançar uma equidade de gênero, eu acho que o fato de termos essas lideranças femininas presentes em nosso estado trazem uma grande visibilidade e demonstram que, realmente, é um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos”, salienta a dermatologista.

Fazendo uma abordagem mais específica em sua área de atuação, a médica observa uma predominância feminina na dermatologia, de acordo com sua passagem em eventos do segmento, onde fez uma estimativa da presença de 70% de mulheres dermatologistas nesses locais. No entanto, Ingrid traz um detalhe que merece atenção: “Apesar da dermatologia ser predominantemente de mulheres, nos congressos ainda existe uma predominância dos homens palestrando”. Mesmo com este cenário, mudanças estão sendo feitas e é uma demonstração da força feminina brasileira pelo mundo. Em sua passagem pelo IMCAS World Congress 2024, realizado em Paris, a presença de Gabriela Casabona, dermatologista brasileira com atuação na Espanha, chamou a atenção por estar “tomando o cenário dos palcos internacionais”. Com certeza, este nome serve de inspiração e determinação para Ingrid.

Outros nomes de destaque para a jovem dermatologista são Adriana Vilarinho, dermatologista com a mesma formação de Ingrid e fizeram residência na Faculdade de Medicina do ABC, e Antonella Tosti, “a Maior pesquisadora de doenças capilares do mundo, com a qual já tive oportunidade de trocar experiências nas mesas redondas que participei, durante cursos de aperfeiçoamento em medicina capilar”, conta. Além de se aperfeiçoar em sua área de atuação, Ingrid pretende encontrar novas inspirações durante tais eventos. Ela esteve no Congresso Mundial de Dermatologia, em Singapura, e estará presente no Congresso Mundial de Cabelos, na cidade de Dallas, no próximo mês.

Além de sempre buscar conhecimento, a jovem médica traz outras recomendações para mulheres que estão começando nesta jornada: “Mulheres, valorizem a sua intuição e concentrem-se no treinamento da sua mente e das suas habilidades. Não se iluda com o mundo das aparências mostrado nas redes sociais. Siga firme no propósito. Beleza de dentro para fora sempre!”.

Dermatologista Ingrid Campos. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.