De acordo com o GSH Banco de Sangue de Salvador, apenas 31% das doações feitas na instituição no ano de 2022 foram realizadas pelo público feminino. Nesta semana em que se comemora o Dia da Mulher, a instituição reforça a importância da participação feminina nesta causa pela vida, e através de uma campanha nas redes sociais, homenageia as mulheres e as convida para doar sangue.
No entanto, há possibilidade de melhorar essas estatísticas, com informações corretas e campanhas de conscientização da população sobre a importância da doação de sangue. Por exemplo, muitas mulheres ficam receosas em doar sangue no período menstrual. Contudo, a instituição esclarece que não há nenhum impedimento.
De acordo com o Ministério da Saúde, elas podem doar sangue até 3 vezes por ano, com um intervalo de 3 meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações. Segundo o Banco de Sangue, doadores de todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas os tipos O- e O+ são os que mais estão em falta.
Para doar, basta comparecer à unidade, que atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados no mesmo endereço em que já funcionava a antiga sede, porém, agora em um local de fácil acesso (logo na entrada do hospital, próximo ao laboratório), na Av São Rafael, 2152, no bairro de São Marcos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.