Sona Jobarteh
Sona Jobarteh. Foto: Rob O’Connor.

A abertura da primeira edição do Festival Recôncavo Instrumental vai ser recebida pela JAM no MAM e acontece neste sábado (28) dentro da Jam Session, no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia (Solar do Unhão). A programação começa às 18h com o show da multi-instrumentista Sona Jobarteh, que das 19h30 até às 22h, vai seguir com as provocações sonoras da Geleia Solar, banda base do projeto, mesclando standards do jazz, da música brasileira e referências rítmicas baianas.

Sona Jobarteh, que é a principal atração desta edição, é considerada uma das maiores estrelas da música africana, unindo a tradicional música de Gambia com o jazz, pop e blues. Com isso, vai trazer à Salvador um show único, com sua banda formada por músicos ingleses, de Senegal e do seu país. Ela também se destaca pela sua expressividade no Kora, instrumento de cordas clássico da África.

Durante cinco dias, o festival vai promover um intercâmbio entre músicos internacionais e a sonoridade regional. Desse modo buscando celebrar a diversidade de idiomas clássicos da música mundial, reunindo grandes instrumentistas e compositores nacionais e internacionais. A parceira entre o JAM no MAM e o Festival Recôncavo Instrumental é uma ação que visa criar um cenário musical-instrumental pulsante no estado.

Sona Jobarteh
Sona Jobarteh. Foto: Rob O’Connor.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.