Cachoeira. Foto: Reprodução.

O projeto ‘Cinema Inflável na Bahia’ estreia hoje (27) em Cachoeira, com a exibição do filme Viva – A Vida é uma Festa, destacando o fortalecimento da cultura local em municípios do interior do estado, onde muitos perderam suas salas de cinema. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura em parceria com Nubank, Open Air Brasil e o jornal A TARDE.

Em Cachoeira, o cine-teatro fundado em 1923 segue em atividade, mantendo programação cultural regular. Em contraste, cidades vizinhas como São Félix, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Conceição da Feira não possuem mais salas de cinema, frequentemente substituídas por empreendimentos comerciais ou religiosos.

O Cinema Inflável oferece uma experiência temporária, mas significativa, com uma tela de 10 metros por 6 metros, capacidade para 800 pessoas por sessão e distribuição gratuita de pipoca. Além dos longa-metragens exibidos a cada noite, o projeto valoriza a produção cultural local, incluindo curtas-metragens e videoclipes produzidos por artistas de municípios do Recôncavo Baiano.

A jornalista Alzira Costa, profissional da imprensa local, comentou sobre o impacto da iniciativa: “Cachoeira resistiu, ao manter seu cine-teatro em atividade, mas é muito bem-vindo o projeto do Cinema Inflável, foi muito bem recebido”. Segundo ela, a cidade também tem incentivado cineastas a gravar longas-metragens utilizando cenários do casario histórico, terreiros e a beleza natural da região.

A programação inclui também atividades culturais complementares. No próximo domingo (28), será exibido o filme Nosso Sonho. Antes das sessões, estão previstas oficinas de dança afro, contação de histórias e outras formas de expressão artística.

Cinema Inflável. Foto: Pipous Menezes

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify