‘Antônio Rebouças e a Arquitetura Moderna na Bahia’ é o tema da palestra proferida pelo professor da FAU/UFBA e pesquisador, Nivaldo Andrade, às 17h30 desta quinta-feira (25), no Museu Carlos Costa Pinto (Corredor da Vitória), como comemoração pelos 100 anos de nascimento do arquiteto, engenheiro, artista e designer baiano, Antônio Rebouças (1922-2013).
A palestra trata do segundo capítulo do doutorado do professor Nivaldo no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “A tese analisa a arquitetura moderna produzida na Bahia entre 1947 e 1951 e a sua contribuição para a arquitetura moderna brasileira”, explica Nivaldo.
Segundo ele, o Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador, o famoso EPUCS, foi nesse período a principal instância de planejamento urbano e elaboração de projetos para a capital baiana, capitaneado de 1942 a 1947 por Mário Leal Ferreira e, depois, pelo arquiteto Diógenes Rebouças. E é nesse contexto que está inserido Antônio Rebouças.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.