Museu Carlos e Margarida Costa Pinto. Foto: Reprodução.

Entre os dias 23 e 29 de setembro, o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (MCMCP), no Corredor da Vitória, em Salvador, vai estar participando da 18ª Primavera dos Museus, evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para esta edição, o movimento terá como tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, buscando destacar o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Bárbara Santos, museóloga e diretora executiva do equipamento cultural, conta que o acervo está passando por uma revisão e incorporando novos conceitos. “Em sintonia com o tema do evento, estamos implementando gradativamente novas iniciativas inclusivas, intensificando as visitas mediadas e em breve introduzindo recursos eletrônicos e digitais”, disse. Além disso, segundo ela, o museu passará por uma renovação expográfica, que incluirá a instalação de informações acessíveis em braile, audiodescrições e uma série de outros recursos voltados à inclusão.

Programação

23 de setembro: Mensagem institucional de abertura no Instagram do museu.

24 de setembro: Live com o artista Augusto Leal, curador do Museu de Arte de Simões Filho (MASF), no programa “Arte Contemporânea em Pauta” no Instagram do MCMCP. Na ocasião, será discutida a arte contemporânea e a inclusão por meio da arte.

25 e 26 de setembro: Serão oferecidas oficinas, capitaneadas pelo Memorial Mãe Menininha do Gantois, para capacitar profissionais que trabalham em museus e estudantes interessados na área, com a participação das professoras Dóris Leandra e Ira Vilaronga e realizadas em parceria com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS).

28 de setembro: 1ª aula da Oficina de Desenho e Criação de Personagens, projeto continuado entre a Oficina HQ (Wilton Bernardo) e o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, destinada a crianças de 8 a 12 anos. Em seguida, terá a Oficina Coral Maestro Keiler Rêgo, que visa formar o Coral do Oratório de Natal. Ainda no mesmo dia, terá a oficina de bordado “O vestido de Boneca como suporte para sensibilidades”, uma parceria com o Dôra Araújo, artista têxtil, especialista em bordado 3D.

Museu-Anota-Bahia
Museu Carlos Costa Pinto. Foto: Carlos Santiago/@myphantomtoy

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify