Associação Eterna Juventude. Foto: Divulgação.
Associação Eterna Juventude. Foto: Divulgação.

No dia 25 de fevereiro, a partir das 17h, o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, irá receber o Baile Eterna Juventude, resultado de uma parceria entre o Bloco Os Mascarados e a Associação Eterna Juventude, com patrocínio da Caixa e do Governo do Estado. O evento, com acesso gratuito, é resultado das oficinas de fantasias realizadas pelo artista plástico Joaquim Assis, confeccionadas exclusivamente com materiais reciclados.

As peças que serão apresentadas no baile são produzidas por mais de 200 participantes da Associação Grupo Eterna Juventudade, entidade que reúne, principalmente, mulheres na chamada terceira idade. Atrações como Djalma Ferreira, Retrofolia com a banda Retrofoguetes, além de Elias e os Bonecões ficarão responsáveis por animar o público, que durante o baile poderá reviver a magia dos bailes de Carnaval. “A proposta é que todos sejam conduzidos a mergulhar no ritmo contagiante das marchinhas que marcaram época”, diz Paula Rezende, sócia do bloco Os Mascarados.

O criador da iniciativa explica que a confecção das fantasias que serão apresentadas no baile é uma das atividades do projeto social que recolhe e reutiliza materiais que seriam descartados. Com uma proposta inclusiva, e financiado pelo próprio artista, a entidade une cultura popular, reciclagem e protagonismo da pessoa idosa na grande folia. “No caso as luxuosas fantasias, confeccionadas por elas próprias e exibidas ao público não apenas no baile de máscaras, mas no desfile que realizam todos os anos durante o Carnaval”, conta Joaquim.

Associação Eterna Juventude. Foto: Divulgação.
Associação Eterna Juventude. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify