O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) irá inaugurar um novo ambiente de arte no próximo sábado (15), às 12h. Trata-se do Espaço Lina, que será dedicado à idealizadora do Museu, a arquiteta Lina Bo Bardi. O projeto é fruto de uma parceria técnico-científica entre o museu e o Instituto Bardi – Casa de Vidro. O espaço ficará localizado nas dependências do MAM-BA.
Pola Ribeiro, diretor do museu, comentou sobre o novo espaço. “Norteamos essa gestão do museu, aprendendo com experiências dos gestores anteriores, mas principalmente a partir do pensamento, das propostas fundacionais e inovadoras de Lina, que foi a primeira diretora e a mentora do MAM (1959-1964), além de ter criado e gerido o projeto de restauro do Solar do Unhão que se tornou referência para recuperação de prédios históricos no Brasil”, afirmou.
O curador do MAM, Daniel Rangel, detalhou a novidade. “O Espaço Lina é um núcleo dialógico que abrigará exposições, com distintos recortes sobre o legado e os reflexos da produção de Lina, servindo de ponto de encontro para pesquisas e investigações, por meio de eventos que possibilitem trocas de saberes e fazeres diversos”, disse.