O Museu do Mar Aleixo Belov celebra um ano de inauguração com uma exposição inédita de fotografias do renomado franco-brasileiro Pierre Verger, falecido em 1996. “Velas do Mundo” reúne imagens de saveiros e veleiros feitas pelo fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor em suas viagens pelos continentes e estará disponível para visitação a partir deste sábado (3), no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.
“Será a primeira vez que o público poderá ver juntas, em uma exposição, as imagens de velas registradas por Verger em diversas partes do mundo, como em Porto Saíde (Egito), Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Tiquina (Bolívia), Xangai (China), Veneza (Itália), Tahiti (Polinésia Francesa), Hoi An e Da Nang (Vietnã), além fotos feitas em Belém (Pará), Olinda (Pernambuco), Salvador e Recôncavo baiano”, afirma Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger.
Foram escolhidas fotografias que expressam a ideia de viagem e liberdade, que são duas noções importantes tanto na obra e vida de Verger como na do velejador Aleixo Belov, de 79 anos. Ao todo, 19 imagens estarão expostas no mezanino 2 do museu e o público ainda poderá conferir dois audiovisuais, um deles, também inédito, sobre a viagem ao redor do mundo que Verger fez em 1934, que incluirá outras 120 fotos.
Mariana Belov, diretora do Museu do Mar Aleixo Belov, destaca alguns traços que unem Verger e Belov: “Ambos têm características em comum: o amor por Salvador e por explorar o mundo, retratando a essência dos povos: Verger, por meio da fotografia e dos relatos etnográficos, e Belov, através de seus livros e das relíquias que pôde trazer e compartilhar no museu como um presente para a capital baiana. Então, comemorar 1 ano do Museu do Mar, com ‘Velas do Mundo’, só torna o momento mais especial”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.