Museu Geológico da Bahia. Mural de Juarez Paraíso. Foto: Carol Garcia.

O Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está em processo de reforma para modernizar e revitalizar a estrutura física, melhorar as exposições e o acesso aos visitantes. O espaço está fechado desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, em março de 2020, mas a previsão é de que ele reabra até o final de 2021.

Com um dos maiores acervos do Estado, com mais de 27 mil peças, o museu recebeu, ao total, um investimento de aproximadamente R$ 456 mil para a reforma que vai recuperar os telhados de cerâmica, troca de piso vinílico para assentamento de piso cerâmico em duas salas, tratamento de ferragens, cozinha, retirada e assentamento de revestimento cerâmico, complementação de azulejos no laboratório, revisão na estrutura elétrica, com novo quadro de distribuição de ar condicionado e instalação de iluminação LED.

“O Museu compromete-se em desenvolver ações que atendam a conservação e preservação do o patrimônio científico e cultural da mineração baiana. Realizamos visitas técnicas para análise de necessidades na conservação do patrimônio e elaboração de planilhas orçamentárias para atender às demandas emergenciais do espaço. Nosso objetivo é dar mais modernização a diversas setores do Museu proporcionando mais conforto ao público”, disse Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.