
O Museu Geológico da Bahia, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, será palco do Mining Summit Bahia – 2ª edição, no próximo dia 16 de março, em Salvador. O encontro acontece das 8h30 às 18h30 e integra a programação de aniversário de 51 anos do equipamento cultural. A proposta é reunir representantes do poder público, empresas, investidores, academia e sociedade civil para debater os desafios e oportunidades da mineração no cenário atual.
Com o tema “Minerais Críticos, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, o evento vai abordar assuntos como segurança jurídica, licenciamento ambiental, gestão de riscos, compliance e agregação de valor às cadeias produtivas. A discussão também inclui o papel dos minerais estratégicos na transição energética e no fortalecimento das cadeias globais de suprimentos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou a importância do debate para o estado. “Receber esse evento no museu traz uma simbologia muito grande, já que o MGB é o primeiro museu científico e geológico da Bahia, estado que tem uma das maiores diversidades minerais do Brasil”, afirmou. Ele acrescentou que “a Bahia é uma das áreas mais promissoras do país para a exploração de terras raras e tem papel relevante na produção de minerais voltados à transição energética”.
Segundo os organizadores, o Mining Summit Bahia foi concebido para promover um diálogo técnico e institucional sobre o futuro da mineração, conectando políticas públicas, mercado e conhecimento científico. Além dos painéis, a programação prevê momentos de integração entre os participantes, com foco na construção de parcerias e no desenvolvimento territorial sustentável.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify