Cinzas vulcânicas da Ilha de La Palma, Espanha. Foto: Mário Marques/SDE.

O Museu Geológico da Bahia (MGB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, recebeu a doação de amostras de cinzas vulcânicas da erupção que aconteceu na Ilha de La Palma, na Espanha. O vulcão “Cabeza de Vaca” entrou em erupção no dia 19 de setembro de 2021 e se estendeu somente no dia 13 de dezembro do mesmo ano, com o vulcão adormecendo após 3 meses de atividade.

Com isso, a amostra de 95 gramas, doada por Cássia Góes Trzan, é evidência da origem de um novo vulcão e fará parte da exposição de Rochas Ornamentais. Segundo Elizandra Pinheiro, coordenadora técnica do museu, o estudo dos vulcões é de extrema relevância para as geociências, visto que através dele, é possível obter informações que possibilitam o entendimento de eventos que ocorrem no interior da Terra. “Esse é um importante acréscimo ao nosso acervo geológico e científico e nos permite expandir nossa compreensão dos fenômenos naturais e compartilhar esse conhecimento com o público”, afirmou.

O acervo do MGB conta com mais de 27 mil peças, englobando resquícios meteorológicos, geológicos, minerais e arqueológicos do território baiano. Além disso, conta com 15 exposições temáticas, dois salões de Rochas Ornamentais e de Fósseis, um cinema de arte e uma cafeteria.

Fachada do Museu Geológico da Bahia. Foto: Fernando Vivas/GOVBA.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.