No dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, serão reabertos os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Os espaços culturais estavam fechados há um ano e meio e abrirão com horários de funcionamento diferenciados e regras de prevenção à Covid-19.
Na capital baiana, reabrirão o Museu de Arte da Bahia (MAB), o Palacete das Artes e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Já os museus Tempostal e Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizados no Pelourinho, seguem fechados para readequação dos espaços, até setembro. O Centro Cultural Solar Ferrão está em obras de revitalização e retornará em breve. No interior, o Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, e o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, voltam a funcionar no dia 19.
“Estou muito feliz em chegarmos nessa fase de reabertura dos museus, depois de tantas limitações e perdas. Chegamos neste dia tão esperado e desejado por nós ao voltarmos a oferecer arte e viver a arte. Os museus estão de braços abertos esperando pelos seus visitantes, que são os responsáveis por dar vida aos equipamentos, que são a verdadeira razão deles existirem. Sejam bem-vindos de volta”, afirmou o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.