O virologista e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, Gúbio Soares, foi o responsável por descobrir o Zika Vírus no Brasil, em 2015, e também foi um dos criadores do teste rápido para a detecção do Coronavírus, este ano. Em entrevista a TV Bahia, Soares disse acreditar que as pessoas só poderão voltar a se aglomerar na Bahia em 2021. Ele afirma que a Covid-19 permanecerá ativa na população pelos próximos dois ou três anos.
“Não pode ter nenhuma festa com aglomerações – réveillon, festa de largo, shows. Isso tem que ser evitado e só pode acontecer em 2021, depois de uma avaliação de como estará a pandemia. Não deve ter carnaval, principalmente, porque será um desastre total. O vírus está circulando e vai continuar circulando, as pessoas vão estar infectadas e vão transmitir em qualquer aglomeração”, disse.
Gúbio também declarou que não deveremos ter vacina de forma tão rápida: “Esse ano não vai ter vacina, nem nos próximos dois anos. Por que? Porque essa vacina deve ser testada com bastante eficiência. E nós não sabemos quais são os efeitos de uma vacina feita às pressas, vamos assim dizer, e se ela vai proteger quanto à cepa circulante”.