“Não se deixe levar em conversinha de artista”. Foi essa fala, dita pelo publicitário baiano Pedro Valente, que causou parte do rebuliço nos comentários de um vídeo publicado por ele nesta sexta-feira (23) sobre o voto útil nas eleições. A outra foi causada pela própria crítica dele acerca do tema, dividindo a opinião do público.
“Voto útil é o voto que atende a sua consciência, seja ela qual for. A história do voto útil para votar em alguém que você não acredita pensando em tirar outro que você acredita menos ainda não é voto útil. Isso faz de você, na democracia, um inútil”, disse ele em parte do vídeo.
Pela fala relacionada à classe artística, o publicitário chegou a pedir desculpas. Personalidades como a apresentadora Astrid Fontenelle e o vocalista da banda Negra Cor, Adelmo Casé, também responderam o influenciador digital, provocando uma conversa, e não uma “conversinha”.
“‘Conversinha de artista?’ Tava indo bem até aí, mas deixou escapar seu lado, né? A reflexão é válida, mas parece que você não entendeu bem o conceito de voto útil. Vamos lá: não havendo chance matemática alguma do candidato da sua preferência ir ao segundo turno, e você sendo contra as posturas e posicionamentos de um certo candidato que pode ir ao segundo turno, ameaçando o próprio conceito de democracia, que você mesmo citou no vídeo, não seria mais ‘útil’ eliminar essa ameaça logo no primeiro turno pra não restar dúvidas sobre a lisura das urnas eletrônicas e da preferência dos eleitores? Pra não dar munição a golpistas de duvidarem do resultado das eleições e provocarem uma instabilidade no próprio sistema eleitoral, trazendo a real ameaça de golpe?”, questionou Adelmo Casé.
“É sobre isso. Apesar de concordar com este raciocínio, respeito que não quiser aderir a esse movimento. Respeito também as ‘conversinhas’ de influenciadores digitais, publicitários ou qualquer cidadão comum. Todo têm o direito de expor seu pensamento”, finalizou Casé.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.