O recém construído navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos, o USCGC Stone, atraca em Salvador nesta quarta-feira (10), para realizar uma série de treinamentos junto com a Marinha Brasileira. A embarcação, que partiu de Pascagoula, no estado americano do Mississippi, em dezembro do ano passado, iniciou sua primeira patrulha, a Operação Cruzeiro do Sul, com o objetivo de combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada no Atlântico Sul. Além disso, estreita relações entre nações para cooperação e segurança marítima na região.
A pesca ilegal é a principal ameaça global à segurança marítima e estima-se que seja responsável pela perda anual de dezenas de bilhões de dólares em receita para pescadores legais. Ao depreciar acordos internacionais e medidas de conservação da pesca, essa atividade ilegal prejudica a segurança alimentar global, desestabiliza a segurança econômica de Estados costeiros e viola a soberania nacional.
“Essa missão multilateral exemplifica a importância dedicada pelos EUA aos esforços globais de combate à pesca ilegal, incluindo o fortalecimento das regras que regem a atividade internacionalmente, o aprimoramento da governança marítima e o fomento a parcerias que gerem resultados colaborativos e duráveis em segurança”, disse o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.