Uma explosão no navio “Forte de São Marcos”, atracado no Terminal Portuário de Aratu, em Candeias, deixou moradores da comunidade quilombola da Boca do Rio em alerta na tarde desta quinta-feira (12), por volta das 12h. Segundo a Marinha do Brasil, o incêndio foi controlado, não houve feridos e não foi detectada a presença de vestígios de poluição hídrica.
Em nota, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) disse que a explosão ocorreu durante o processo de desgaseificação dos tanques do navio e que todos os protocolos de segurança na área portuária foram seguidos. As causas e responsabilidades da explosão serão determinadas em Inquérito Administrativo a ser instaurado pela Marinha do Brasil.
Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também foram ao local, além de brigadistas, funcionários da Prefeitura de Candeias, da Defesa Civil do Município e da Secretaria de Meio Ambiente.