Sede do projeto. Foto: Reprodução.

Localizada no Parque do Queimado, na Liberdade, a sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) completou 2 anos de inauguração, nesta sexta-feira (09). A data foi celebrada com uma apresentação do Coro Juvenil do Neojiba, com trechos da cantata contrafacta “Se Negro Sou”, com acompanhamento pelo pianista Arthur Marden. O maestro e diretor-geral do programa, Ricardo Castro, abriu o evento online executando diversos clássicos no piano.

“Nossa sede conta com um sofisticado sistema de isolamento acústico, ideal para o desenvolvimento dos músicos. São equipamentos equivalentes às melhores instituições de ensino de música do mundo, aumentando consideravelmente o nível de nossos jovens. Estamos hoje celebrando esse espaço e esse projeto, que tem transformado a vida de milhares de jovens, crianças, adolescentes e suas famílias, desde 2007, quando foi fundado”, declarou o maestro.

A sede recebeu um investimento de mais de R$ 13 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e está instalada em área de dez mil metros quadrados do Parque do Queimado, sendo mil metros quadrados de área construída. O projeto da estrutura inclui uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 pessoas; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores; um edifício com sala de ensaio de 180 e 300 metros quadrados; e outra construção com 15 salas de ensaio.