A Academia Brasileira de Letras (ABL) prestou uma homenagem ao publicitário baiano Nizan Guanaes, com a medalha Medalha Machado de Assis. O profissional recebeu a honraria, na noite desta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, pelo envolvimento na campanha do aniversário de 125 anos da instituição, comemorado no ano passado.
A medalha foi entregue, em um evento no Palácio da Academia Brasileira de Letras, pela atriz e imortal Fernanda Montenegro. Alguns baianos marcaram presença na solenidade, a exemplo do seu irmão André Guanaes e do jovem político Dudu Magalhães. Em seguida, os convidados foram recepcionados em um coquetel, no apartamento de Paula Marinho, em Ipanema.
De acordo com Merval Pereira, presidente da instituição, Guanaes teve uma atuação “fundamental” para as celebrações dos 125 anos da ABL. “A simbiose da literatura com a música e a dramaturgia, que tanto marcou os anos recentes, foi destacada com emoção nos vídeos criados para comemorar o sucesso das novelas da Globo nascidas de grandes romances brasileiros escritos por acadêmicos”, disse ele.