O governador Jerônimo Rodrigues
Jerônimo. Foto: Rafael Martins.

O Brasil completou 201 anos de história de independência nesta quinta-feira (07), com celebrações em todo país. Na Bahia, palco de diversas lutas pela independência, a data magna foi comemorada com apresentações das fanfarras escolares, da Polícia Cilvil e dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no largo do Campo Grande, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues e o vice Geraldo Júnior participaram pela primeira vez da cerimônia de hasteamento das bandeiras ao lado de outras autoridades, e falou do papel da Bahia na construção de um país soberano desde sua independência. 

“A contribuição da Bahia, primeiro por ter sido, na história da independência, um Estado que sempre contribuiu com as forças da defesa da nossa soberania, é um estado que tem um povo trabalhador. Temos também um potencial econômico muito forte, com o agronegócio, minério, energias renováveis, pólos industriais. Acima de tudo, o povo da Bahia contribuiu e continua contribuindo com o processo, de cada vez mais, ser um país independente”, disse Jerônimo.

Os militares da Polícia Militar da Bahia também realizaram o tradicional desfile cívico com a Marinha, Exército e Aeronáutica. Só da PM, se apresentaram 906 oficiais, alguns das novas unidades da corporação abertas na capital e no interior do estado. Entre elas, os batalhões de Proteção à Mulher, de Policiamento Escolar, de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e o de Patrulhamento Tático Móvel (Batamo). Além da participação dos policiais dos recém-criados Comandos de Policiamento Regional (CPR). 

“É uma grande festa cívica de patriotismo, em que a gente vem com centenas de policiais militares, inclusive das novas unidades, para mostrar que a polícia militar está inserida nesse grande momento do Brasil e levando segurança a todo cidadão baiano”, destacou o Comandante-Geral da PM, Paulo Coutinho

Geraldo Júnior no Campo Grande
Geraldo Júnior no Campo Grande em Salvador. Foto: Rafael Martins
Desfile no 07 de setembro, em Salvador. Foto: Rafael Martins.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.