Odacil Ranzi. Foto: Tati Freitas/Anota Bahia.
Odacil Ranzi. Foto: Tati Freitas/Anota Bahia.

O “Bahia Meeting – Agronegócio”, evento empresarial realizado pelo Grupo A Tarde e pelo Anota Bahia, no Restaurante Bistrot Trapiche Adega, nesta quarta-feira (30), contou com uma palestra exclusiva de Odacil Ranzi, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). Em conversa com o Anota Bahia, o presidente da AIBA destacou a importância de eleger este tema para um evento desta magnitude em Salvador: “É de suma importância porque é a nossa capital, onde tudo pulsa e onde o Governo está sediado. Estamos, por exemplo, a cerca de mil quilômetros de distância de Salvador, mas as decisões são tomadas aqui. E esta edição do Bahia Meeting traz uma nova visibilidade para o agro, que é um grande denominador comum de todo o ambiente econômico da Bahia”, declarou.

O presidente da AIBA ressaltou, ainda, a importância de aperfeiçoar a percepção da relação entre o agronegócio e a sustentabilidade e apresentou iniciativas da AIBA neste sentido: “A relação entre sustentabilidade e agronegócio é de integração total, apesar de algumas percepções ainda colocarem estes temas à distância. O agronegócio não vive sem a sustentabilidade. Realizamos, ontem, o Fórum Regional Plantio Direto e Sustentabilidade no Complexo da Bahia Farm Show e estamos preparando, para 2024, um seminário a nível nacional, a ser realizado em Luís Eduardo Magalhães”.

Odacil Ranzi também compartilhou os desafios que ele enxerga com centralidade para o desenvolvimento pleno do potencial do agro na Bahia. “O primeiro é a energia, que ainda é insuficiente para que nós alcancemos o segundo e terceiro setor e possamos transformar os nossos grãos e fibras em algo mais rentável. O segundo desafio diz respeito às redes de mobilidade: temos apenas uma rodovia federal que dá acesso ao porto, por exemplo. E o grande sonho é, realmente, um porto no Sul da Bahia, em Ilhéus, ou, então, um porto maior do que nós temos aqui, que é um porto particular. São estes os gargalos que, resolvidos, poderão agregar efeitos enormes à economia baiana”, completou.

Odacil Ranzi. Foto: Tati Freitas/Anota Bahia.
Odacil Ranzi. Foto: Tati Freitas/Anota Bahia.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.