Fundada pela jornalista baiana Daniela Falcão, a plataforma Nordestesse nasceu com o objetivo de conectar criadores de moda, design, artes visuais e outras mais vertentes da arte, com ênfase, é claro, na produção autoral nordestina. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a página selecionou três nomes de empreendedoras que movimentaram a cena da região.
A primeira delas é a alagoana Julia Maria Nogueira, que criou, há cinco anos, o ateliê Ser´tão Encantado. A marca traz uma ode à riqueza sertaneja, consagrada no cangaço, repente e nas cantorias. Sem perder as raízes, a designer implementa toques modernistas nas peças. Em seguida, tem-se a sergipana Vivian Lazar, que abandonou a carreira de servidora pública para se dedicar à arte, trazendo decorações que representam a grandiosidade do trabalho artesanal do Nordeste.
O terceiro nome é o de Mônica Sampaio. Nascida no Recôncavo Baiano, mas radicada no Rio de Janeiro, ela está à frente da Santa Resistência. A estilista foi uma das primeiras mulheres a ocupar o cargo de criação na Varig. Hoje desfila com a sua marca no São Paulo Fashion Week.