O governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (26), em coletiva de imprensa, que a vacina contra a Covid-19, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, pode estar disponível no Sistema Único de Saúde em dezembro deste ano.

A previsão inicial era de que a imunização estivesse disponível em janeiro de 2021. O estado, por meio do Instituto Butantan, desenvolve a vacina chinesa que está na fase três de testes para comprovar a eficácia. Ao lado da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, é uma das mais promissoras e avançadas do mundo.

“Se tivermos esta fase de testagem bem concluída em outubro, ou até a primeira quinzena de novembro, em dezembro já teremos disponível para a imunização da população através do SUS. Nesta primeira etapa teremos acesso a 45 milhões de doses”, disse o gestor.

De acordo com a Exame, o governo de São Paulo construirá uma fábrica com capacidade para produzir 120 milhões de doses da vacina. O investimento será de R$ 160 milhões, vindos da inciativa privada.