Coronavírus. Foto: Reprodução.

Segundo dados da Agência Brasil, um estudo da Revista Nature, onde especialistas analisaram 77 doentes, revelou, pela primeira vez, que pessoas que contraíram a covid-19 de forma ligeira ou moderada desenvolvem uma célula imunológica com capacidade de produzir anticorpos contra o SARS-CoV para o resto da vida, embora seja possível haver reinfecção.

Após a infecção, foi observado que o nível de anticorpos começa a diminuir depois de quatro meses. É necessário perceber se o doente também desenvolveu uma resposta imunológica completa, que inclui a criação de glóbulos brancos capazes de eliminar o vírus do organismo humano, muitos meses e até anos após a primeira infecção leve ou moderada.

Quando questionada se esse tipo de célula do sistema imunológico é capaz de neutralizar as novas variantes que têm surgido, Ali Ellebedy., imunologista da Escola de Medicina da Universidade de Washington e pesquisador principal do estudo, disse: “Tudo depende de quanto muda a sequência genética do vírus”. Estudos anteriores mostraram que o sistema imunológico dos infectados e vacinados neutraliza suavemente as variantes mais graves detectadas até agora.