Nesta quinta-feira (15), foi votada e escolhida a nova gestão do Conselho de Comunicação Social da Bahia. Realizada no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), mais de 30 entidades estavam habilitadas à eleição para formar os 27 representantes que vão planejar e elaborar políticas públicas voltadas para a comunicação no estado.
“Nós vivemos e trabalhamos em defesa da democracia. Debater as políticas públicas em diversos segmentos é um direito da sociedade civil e, na comunicação, não poderia ser diferente. Então, é preciso esclarecer que o conselho não tem o objetivo de controlar ninguém. O conselho é um espaço em que sociedade e governo têm para interagir para ampliar a democracia na área de comunicação”, disse o secretário de Comunicação Social do Estado, André Curvello.
Confira as entidades votadas:
- Representante titular de entidade profissional de classe: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, eleita com 16 votos.
- Representante titular de universidades públicas com atuação no Estado da Bahia: Universidade Federal da Bahia/Facom, eleita com 25 votos.
- Representante titular do segmento de televisão aberta e por assinatura comercial: TV Record, eleita com 11 votos.
- Representante titular do segmento de rádio comercial: Aura Representações e serviços LTDA, eleita com 10 votos.
- Representante das empresas de jornais e revistas: Tribuna da Bahia, eleita com 10 votos.
- Representante das empresas de mídia exterior: RGF Comunicação LTDA, eleita com nove votos.
- Representante das produtoras de audiovisual ou serviços de comunicação: XC Filmes, eleita com 11 votos.
- Representante do movimento de radiodifusão comunitária: Associação Baiana de Radiodifusão Comunitária, eleita com 22 votos.
- Representante das entidades de classe dos trabalhadores do segmento de comunicação social: Sindicato dos trabalhadores de Empresas de Rádio, TV e Publicidade da Bahia, eleita com 16 votos.
- Representante dos veículos comunitários ou alternativos: Canal da Cidadania de Salvador/TV Kirimurê/Organização Filhos do Mundo, eleita com 15 votos.
- Representantes das Organizações Não-Governamentais ou entidades sociais vinculadas à comunicação: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, eleita com 21 votos, e Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras, eleita com quatro votos.
- Representante dos movimentos sociais de comunicação: Comitê da Bahia pela Democratização da Comunicação, eleita com 21 votos.
- Representantes de entidades de movimentos sociais organizados: Sindicato dos Bancários da Bahia, eleita com seis votos; Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia, eleita com seis votos; e Federação das Associações de Bairros de Salvador e União dos Estudantes da Bahia, empatadas com quatro votos, restando eleita a entidade mais antiga, conforme consta no Edital.
- Representante de entidades de jornalismo digital: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia, eleita com 18 votos.