Manhattan, Nova York. Foto: Reprodução.

A cidade de Nova York será a primeira dos Estados Unidos a exigir um comprovante de vacinação contra a Covid-19 para atividades em ambientes fechados. Isto é, os clientes que pretendem ir a um restaurante, frequentar academias, teatros, cinemas e afins, deverão apresentar um documento que comprove a imunização completa contra o coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Bill de Blasio, nesta terça-feira (3).

De acordo com o New York Times, o “passaporte” para ingressar em estabelecimentos comercias será exigido a partir de setembro. “É tempo para as pessoas verem a vacinação como literalmente necessária para uma vida boa e saudável. Nem todos vão concordar com isso, eu entendo. Mas, para muitas pessoas, será um ato que salva vidas. Estamos sancionando uma lei que vai garantir um nível muito mais alto de vacinação nesta cidade. E esta é a chave para proteger as pessoas e a chave para nossa recuperação”, declarou Blasio em coletiva de imprensa.

A preocupação com a variante Delta é um dos fatores para a tomada desta medida. Em Nova York aproximadamente 65% da população recebeu ao menos a primeira dose da vacina. Mas o número de novos casos vem apresentando tendência de alta nos EUA. Os Estados do Sul tendem a ter um menor índice de aceitação a vacina, o caso, por exemplo de Louisiana e Mississippi, ambos com 40% da população parcialmente vacinada.