Na última semana, durante a 19ª edição do Panorama Coisa de Cinema, no Cine Glauber Rocha, aconteceu o lançamento oficial da Salvador Film Comission. A iniciativa, lançada pela prefeitura, visa fomentar o desenvolvimento e exportação de produções audiovisuais feitos na cidade, além de atrair a indústria deste segmento para realizar gravações e filmagens na capital baiana.
Algumas cidades brasileiras já possuem projetos similares, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. Agora, Salvador também possui seu escritório “para ajudar produtores daqui e de fora a fazer audiovisual e cinema na cidade. Antes, era difícil saber quais licenças são necessárias para filmar, encontrar locais, equipe etc. Então a gente observou um movimento internacional das Film Comissions em cidades como Los Angeles e Nova York, e implementamos aqui em Salvador”, explica Pedro Tourinho, titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Com a participação de oito órgãos municipais, o Comitê Gestor da Política de Filmagens e Gravações do Município foi implementado para estar presente nas etapas necessárias para o desenvolvimento dos projetos audiovisuais. O site oficial do Salvador Film Comission já está disponível e apresenta maiores informações sobre suas atividades.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify