
Marcando o início de uma nova fase, usando a música como espaço de reflexão e transformação social, o grupo baiano Fragmentos de Samba lançou, nesta sexta-feira (10), o single ‘Além’. Com participação do cantor pernambucano Fitti — artista recém-indicado ao Latin Grammy 2025 — a música parte de uma poesia escrita por Baddel, um dos fundadores e vocalistas do grupo, e propõe um olhar diferente sobre o amor. A letra traz uma experiência não baseada na exclusividade, mas sim na liberdade, no diálogo, na admiração e no companheirismo, abordando diretamente a vivência do amor não-monogâmico como forma legítima e possível de afeto.
A poesia logo se transformou em melodia e, percebendo o potencial para virar canção, Baddel compartilhou o esboço com os também vocalistas Davi Andrade e Vieira, além dos artistas Giovana Fagundes e Tadeu (TATO). A música ganhou forma coletivamente, em um processo criativo que espelha justamente o tema que aborda: o afeto construído a partir da escuta.
Com esse trabalho, o Fragmentos de Samba reafirma sua identidade ao apostar no samba como uma linguagem viva e potente para refletir sobre temas relevantes da sociedade. As composições abordam questões como racismo, ancestralidade, presença digital, diversidade e respeito às diferentes existências, sempre com letras que provocam reflexão sem abrir mão da cadência e da força poética que caracterizam o gênero.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify