Casa dos Azulejos Azuis. Foto: Reprodução.

Está prevista, para o dia 29 de julho, a inauguração do Museu Cidade da Música da Bahia, que funcionará na Casa dos Azulejos Azuis, na Cidade Baixa, ao lado do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda. O prédio histórico tombado em 1969 pelo Iphan foi recuperado pela prefeitura com investimento de R$ 24 milhões. Outros R$ 8 milhões foram aplicados na concepção do museu.

Quem fez a curadoria do museu – que conta com acervo 100% audiovisual – foi o arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia. Já o responsável pela pesquisa e concepção do conceito do museu foi o antropólogo Antonio Risério. O local possui três pavimentos que se dividem em espaços imersivos para que os visitantes passeiem pela história da música de Salvador, através da sua relação com os bairros da capital baiana, artistas da periferia e até mesmo uma sala sobre a Orquestra Sinfônica da Bahia, entre outras novidades.

“A nossa ideia é fazer do museu um espaço inclusivo. Temos aqui a história clássica, a história a ancestralidade, dos grandes nomes, mas também incluímos a turma que está fazendo música hoje e que vem das periferias”, disse Cardia.

Interior do Museu. Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.