O novo Plano Safra, lançado nesta terça-feira (27), pelo Governo Federal, vai disponibilizar 364,22 bilhões para a produção agropecuária nacional de médios e grandes produtores rurais. Os recursos serão disponibilizados até junho de 2024. Presente no evento de lançamento do plano, Walisson Tum, secretário da Agricultura da Bahia, declarou que a novidade foi bem recebida pelo setor e comentou sobre o como os recursos vão impactar o estado.
“A Bahia é referência na produção agropecuária, impulsionada pela implantação de uma moderna agricultura, e nossos produtores, em sua maioria, já adotam boas práticas de sustentabilidade, o que nos coloca entre os estados do Nordeste mais competitivos na produção de diversas culturas. E o Plano Safra vem apoiar a produção agropecuária responsável, com a concessão de empréstimos com juros mais baixos e premiações”, disse o secretário.
A nova edição do Plano Safra possui medidas que priorizam os produtores rurais que adotam práticas sustentáveis. Outra novidade da iniciativa federal são as diferenças conjunturais, que surgem para criar condições para os produtores enfrentarem as dificuldades que possam surgir no atual cenário econômico.
O vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Moisés Schmidt, também marcou presença no lançamento do Plano. “O Oeste da Bahia já está se tornado referência em produção sustentável. Há anos estamos investindo em práticas agrícolas mais sustentáveis, e em tecnologias que facilite as atividades no campo e que agrida o mínimo possível o meio ambiente. Então, estamos confiantes que a safra que está por vir, também será um sucesso”, afirmou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.