De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), em 2019, 40,3% dos brasileiros estavam sedentários, um dos fatores de risco principalmente para doenças cardiovasculares, segundo o nutricionista Leonardo Pedreira. Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, o profissional dá dicas para colocar a atividade física no dia a dia e se livrar do considerado “mal do século“.
“Em uma rotina corrida, vivida pela maior parte da população brasileira, o tempo se tornou um empecilho para pratica de atividade física”, analisa Leonardo. Como dicas, o profissional orienta: “Faça algum exercício quando sair da cama; utilize as escadas ao invés de elevador; vá para o trabalho a pé ou de bicicleta, dependendo da distância”.
O especialista destaca que o sedentarismo não está ligado exclusivamente a pessoas com obesidade. “Independentemente do seu nível e condição física, definir metas o mantém motivado e ativo. Comprar um pedômetro para contar seus passos é, por exemplo, uma boa solução. Embora geralmente seja recomendado dar pelo menos 10.000 passos por dia, você é livre para definir suas próprias metas e alterá-las ao longo do tempo. Alcançar seus objetivos proporciona satisfação, o que também é muito benéfico para a moral”, conclui Leonardo.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.