Com a presença de representantes do Governo Federal e lideranças dos trabalhadores do setor energético nacional, Magda Chambriard foi empossada como nova presidente da Petrobrás, em cerimônia ocorrida na última quarta-feira (19). Durante o evento no Rio de Janeiro, a nova gestora discursou sobre a relação de seu novo trabalho com a transição energética.
“As reservas de petróleo e gás do Brasil são finitas, nossa segurança energética durante a transição justa passa pela sua reposição. É fundamental desenvolver as fronteiras como a margem equatorial e do Sul do Brasil. Mas iremos desenvolver com padrão de segurança, conformidade com a legislação ambiental e licenciamento”, salientou Magda.
A exploração do petróleo aparece na pauta da nova presidente devido ao custo presente na transição energética: “Alguém tem que financiar essa transição. São fundamentais os investimentos em exploração e produção. Não existe falar em transição sem mencionar quem vai pagar essa conta. E é o petróleo que vai pagar essa conta”.
Além da gestão dedicada a questões ambientais, a nova gestora da estatal reconheceu a relevância da empresa na economia nacional e revelou ter recebido a missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “movimentar a Petrobras, porque ela impulsiona o PIB [Produto Interno Bruto] do país. Foi a de gerir a Petrobras com respeito”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify