Verão em Salvador. Foto: Fábio Marconi.

Associações dos setores de alimentação, turismo e comércio enviaram um pedido ao presidente Jair Bolsonaro pela volta do horário de verão, extinto por ele em 2019. No documento enviado na quarta-feira (1º), as entidades argumentam que a economia de energia seria relevante tanto para diminuir a gravidade da crise hídrica que o Brasil enfrenta quanto para beneficiar os setores que representam.

“Como é sabido, estamos diante de uma intensa crise hídrica agravada pela escassez de chuvas, situação que coloca em risco o fornecimento de energia elétrica em parte do Brasil. São muitos os desafios para mitigar o problema e qualquer economia energética se torna agora ainda mais relevante”, diz o documento.

A última vez que o presidente tocou no assunto foi no dia 02 de agosto. Em entrevista à Rádio ABC de Novo Hamburgo (RS), ele afirmou que “Se a maioria da população quiser a volta, eu posso fazer isso aí”. Na época, o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que a Bahia não aderiria ao horário de verão.