As obras de construção da ponte Salvador-Itaparica deverão ser iniciadas na terceira semana do mês de novembro. A informação foi confirmada pelo vice-governador do estado, João Leão (PP). De acordo com o gestor, a previsão é de que entre os dias 15 e 20 de novembro a tão sonhada obra possa enfim sair do papel. A ponte deve oferecer uma opção de rota terrestre mais rápida entre a capital baiana e a ilha.
Ainda conforme disse João Leão, os equipamentos para fazer as sondagens dos pilares da ponte já foram alugados. Não se trata de uma obra simples. “É uma coisa que realmente será sucesso absoluto. Retiramos uma carta em Jequié para mandar para o ministro Tarcísio [Freitas, da Infraestrutura] e para o presidente Bolsonaro, no intuito de agilizar as obras” disse em entrevista ao Portal M!. Leão ainda afirmou que a vacinação será um requisito para admitir os funcionários que participarão da obra.
Rui Costa, governador do estado, chegou a prever que as obras seriam iniciadas em agosto, mas que os custos da construção civil estariam atrapalhando o desenvolvimento do projeto. “Isso vai ser tratado dentro das normas legais que estão previstas no contrato. A expectativa é que a empresa inicie no mês de agosto a sondagem no mar para dar início ao processo de construção”, disse Rui à época, em entrevista de imprensa.