Aldo Rebelo e Claudio Medeiros. Foto: Arquivo Pessoal

Na última segunda-feira (19), a sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), localizado na Avenida Joana Angélica, na capital baiana, recebeu Aldo Rebelo para o lançamento de “Amazônia: a maldição de Tordesilhas”. Além disso, o ex-ministro realizou uma conferência para convidados no local.

Em entrevista para a Band Bahia, Aldo Rebelo explicou que o livro é “uma tentativa de explicar o porquê dessa cobiça internacional sobre a Amazônia. Porque não é apenas pelo meio ambiente, a Amazônia tem a maior reserva florestal do mundo, a maior reserva de água doce do mundo […] então a riqueza está na Amazônia e isso desperta o interesse e a cobiça internacional sobre a região”.

Durante sua conferência no IGHB, o ex-ministro refletiu sobre questões geopolíticas, econômicas e ambientais, discutidas em sua obra. Além de apresentar os grandes potenciais encontrados na região amazônica, a publicação tem o objetivo de causar uma reflexão acerca de soluções para proteger a biodiversidade local e utilizar todo esse potencial para desenvolver o país.

Na ocasião, representantes dos setores público e privado prestigiaram a apresentação do ex-ministro, como o presidente da IGHB, Joaci Goes, o diretor da Worldwide Institute (WWI) no Brasil, Eduardo Athayde e o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), Claudio Medeiros.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify