Na última terça-feira (07), aconteceu a 1ª Mostra do Artesanato Brasileiro – Além das Fronteiras, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Na ocasião, a artesã baiana, Mônica Vieira, levou sua premiada obra, Ogum, para representar o Artesanato da Bahia no evento, através do convite do próprio Itamaraty, reconhecendo a importância do seu trabalho no cenário do artesanato no país. A Mostra teve como objetivo promover aproximação para que seja debatido a internacionalização do trabalho de artesãs e artesãos brasileiros.
A participação Artesanato da Bahia, no evento em Brasília, está dentro das propostas do Programa de Qualificação do Artesanato Baiano, que busca a apresentação de programas de inovação e inserção da produção baiana no mercado exterior. A ação conta com realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural.
A partir de 2001, a artesã passou a criar os seus famosos orixás e outras criações cheias de detalhes, através da técnica da modelagem das folhas de diversos metais. A técnica foi apresentada pelo seu marido, o também artesão, Alessandro Teixeira, que faz parte de uma família com tradição na criação de pencas de balangandãs e outras peças em metal. Desde então, o trabalho de Mônica vem recebendo reconhecimento nacional, sendo premiada duas vezes no Salão de Arte Popular Religiosa da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em 2019 e 2022.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify