O livro “Torto Arado”, do escritor baiano Itamar Vieira Júnior, está presente entre um dos semifinalistas do International Booker Prize, original do Reino Unido e considerada uma das maiores premiações literárias do mundo. Com sua versão em inglês, traduzida por Johnny Lorenz e com o título de “Crooked Plow”, a publicação concorrerá para estar entre as finalistas, cujos nomes serão revelados em maio.
“Uma história dolorosa, mas terna, das origens da violência, de como passamos nossas vidas tentando fazer com que floresçam amor e carinho, e da linguagem e do silêncio de que precisamos para alimentar nosso cuidado”, diz parte da avaliação dos jurados do International Booker Prize sobre a publicação do escritor baiano. Condições análogas à escravidão é o principal tema abordado por Itamar Vieira Júnior neste livro.
A primeira edição de “Torto Arado” foi lançada em 2019. Desde então, mais de 700 mil exemplares foram vendidos, em mais de 20 países. Além do sucesso de vendas, a obra foi a vencedora do Prêmio Jabuti, em 2020, na categoria Romance Literário.
Natural de Salvador, Itamar Vieira Júnior também é o autor de Dias, Doramar Ou A Odisseia e Salvar O Fogo. Além de suas premiações obtidas com “Torto Arado”, o escritor baiano também foi finalista do Prêmio Jabuti com seu livro de contos A Oração do Carrasco.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.