Quem navega na Baía de Todos-os-Santos, entre a Ilha de Maré e o distrito de Caboto, em Candeias, depara-se com um imponente casarão colonial. Trata-se do Museu Wanderley Pinho, que atualmente está sendo restaurado pelo Prodetur Nacional Bahia e que deve ficar pronto em março de 2021.
“Com as obras de infraestrutura náutica e cultural o turismo vai crescer de forma significativa na Baía de Todos-os-Santos, gerando emprego e renda para as comunidades do seu entorno”, nos disse Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia .
O casarão foi construído em 1760 e já pertenceu ao Barão de Cotegipe, até chegar às mãos de José Wanderley de Araújo Pinho (1890-1967), que idealizou a sua transformação em museu. A construção possui quatro andares e 55 cômodos, além de uma capela lateral.
O valor total da obra é de cerca de R$ 27 milhões. A execução das obras no museu cabe ao consórcio formado pelas empresas Axxo Construtora Ltda. e Mehlen Construções Ltda, enquanto a Belov é a responsável pelos serviços no atracadouro.