Ópera dos Terreiros
Ópera dos Terreiros. Foto: Mario Quadros.

A capital baiana se prepara para ser o epicentro de uma experiência cultural única com a ocupação artística “Salvador em Ópera“, que irá dinamizar e transformar seis espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos através da realização do encontro internacional “Ópera em Pauta”, de apresentações da “Ópera dos Terreiros”, de Aldo Brizzi e Jorge Portugal, do Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, de cinco oficinas ministradas por grandes nomes da ópera internacional e da presença de autoridades do setor cultural do Brasil e da América Latina.

Coordenado pelo NOP – Núcleo de Ópera da Bahia o evento começa nesta quinta-feira (19), no Espaço Cultural da Barroquinha, que será palco do Ensaio Geral aberto da “Ópera dos Terreiros”, não apenas para o público em geral, mas especialmente para alunos de escolas públicas, proporcionando uma experiência cultural única. A apresentação seguirá nos dias 20, 21, 23, 24 e 25 e será filmada por três cineastas farnceses para ser exibida em 2024 na TV francesa.

No Teatro Gregório de Mattos dois encontros serão realizados: no dia 24 de outubro, durante a tarde, o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura. No dia seguinte será a vez do Encontro “Ópera em Pauta”, um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que em sua quarta edição acontece pela primeira vez na Bahia.

As Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão nos dias 23 e 24 de outubro oficinas práticas essenciais sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico.

Ópera dos Terreiros
Ópera dos Terreiros. Foto: Mario Quadros.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.