Oficina de musicalização, TAMAR Cultural. Foto: Divulgação.

Na última quarta-feira (08), aconteceu a Oficina de Musicalização no Centro Visitantes do Projeto Tamar, em Praia do Forte, com a proposta de transformar materiais recicláveis em instrumentos musicais. O evento marcou o encerramento das atividades anuais, na Bahia, da terceira edição do projeto TAMAR Cultural. A oficina foi coordenada pelo cofundador do Projeto Quabales, Marivaldo dos Santos, e dirigida para cerca de 60 estudantes de escolas públicas de Praia do Forte e Mata de São João, dividida em duas sessões. “Incentivar adultos e crianças a refletirem e a praticarem o descarte adequado dos resíduos, em um projeto como este, reforça o papel de cada um de nós na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Laís Campos, responsável por Marketing e Comunicação da Braskem na Bahia.

Através do evento, o Projeto Tamar, transmite uma mensagem forte de sustentabilidade e faz da música um veículo condutor para gerar reflexão e mudança de consciência. Durante as atividades da oficina, Marivaldo utilizou sacolas plásticas e mostrou como se pode tirar som percussivo delas. E é exatamente o plástico que representa um dos grandes riscos para a vida das tartarugas marinhas e de outros animais quando jogado no oceano. A estudante Alice Borges, 10 anos, revelou que adorou viver a experiência da oficina. “Adorei os sons, os ritmos e a forma como ele nos ensinaram a produzir os instrumentos”, delcarou.

Esta foi a quarta Oficina de Musicalização realizada pelo projeto Tamar Cultural em 2023 para estudantes de escolas públicas da região. Ao longo do ano, o projeto também realizou Oficinas de Reciclagem abertas ao público e shows para adultos e crianças. Além disso, esta edição do evento contou com apresentação da Braskem e do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, e conta também com o patrocínio da Unigel, com realização da Trevo Produções, Projeto Tamar, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Oficina de musicalização, TAMAR Cultural. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify.