
O Bloco Olodum realiza no próximo domingo, 26 de outubro, um ensaio especial em celebração ao Outubro Ujamaa, a partir das 14h, na Praça das Artes, no Pelourinho. Com o tema “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”, que será levado ao Carnaval de 2026, o evento promete uma tarde de celebração da cultura afro-brasileira, com muita música, dança e valorização da ancestralidade.
O ensaio integra a programação do Outubro Ujamaa, uma iniciativa do Olodum que tem como foco reforçar os valores de união, solidariedade e pertencimento, baseados na filosofia africana. “Ujamaa” é um termo que significa “cooperação e comunidade”, conceito que norteia a atuação do bloco afro desde sua fundação.
Reconhecido internacionalmente como símbolo de resistência cultural e musical, o Olodum pretende transformar a tarde do dia 26 em um momento de reafirmação da identidade negra, em um espaço de exaltação à cultura afro-brasileira no coração do Pelourinho. Com seus tambores característicos, o grupo levará ao público um repertório que mistura tradição, ritmo e mensagens de empoderamento.
O ensaio também marca a apresentação do tema que irá nortear o desfile do bloco no Carnaval de 2026. A proposta é destacar a riqueza simbólica das máscaras nas culturas africanas, onde são utilizadas em rituais, celebrações e cerimônias, representando espiritualidade, identidade, força e proteção.
Além da música e da dança, o evento busca fortalecer o diálogo com a ancestralidade africana e promover o orgulho da herança negra. A ação ganha ainda mais relevância em um momento em que o debate sobre igualdade racial continua sendo pauta urgente no Brasil.
Os ingressos para o evento estão sendo vendidos tanto presencialmente, na Casa do Olodum, quanto pela internet, na plataforma Meu Bilhete, com diferentes modalidades e valores acessíveis. A classificação etária é de 18 anos.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify