Olodum. Foto: Magali Moraes.
Olodum. Foto: Magali Moraes.

A diretoria do Olodum publicou, nesta sexta-feira (05), um comunicado oficial em relação à possível criação do circuito Boca do Rio-Patamares para o Carnaval 2023, em detrimento do Barra-Ondina. O bloco afro aponta que a controvérsia coloca, de um lado, o Conselho do Carnaval (Comcar) e a Prefeitura de Salvador, favoráveis à mudança, e do outro, os principais atores do carnaval, contrários à mudança.

“Os dirigentes do bloco consideram precipitada a mudança que está sendo proposta a ‘toque de caixa’, ou seja, de forma açodada, sem planejamento, sem estudos sobre os impactos econômicos e sociais tanto no circuito Barra/Ondina, quanto no novo circuito e sem se preocupar com aqueles que já estão vendendo os seus produtos (camarotes e/ou fantasias), para o Circuito Dodô”, afirma o Olodum no texto.

“No caso do Olodum e, certamente para outras agremiações que vendem suas fantasias para que seus foliões desfrutem do circuito Barra Ondina, vender um produto ou serviço e entregar outro são o mesmo que fazer propaganda enganosa, o que pode vir a se transformar em demandas judiciais por parte daqueles que se sentirem enganados e prejudicados em seu direito enquanto consumidor”, continua.

“Consideramos imperativo que a mudança do circuito seja repensada e que os estudos e planejamento relacionados à mudança, apontem se for o caso, a mudança para a folia momesca de 2024, ouvindo evidentemente os atores que dão vida e forma ao carnaval”, finaliza o comunicado.

Casa-do-Olodum-Anota-Bahia
Casa do Olodum. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.