Prédio da OMS. Foto: Reprodução.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta quarta-feira (11), que irá testar três medicamentos em pacientes hospitalizados com Covid-19. Os fármacos são utilizados no combate à malária, a alguns tipos de câncer e outras doenças imunológicas. Os pacientes estão sendo recrutados para a fase clínica dos ensaios, que acontecerá em 52 países.

Os testes fazem parte do ensaio Solidarity, da OMS, que entra na fase Plus para testar a eficácia dos medicamentos em análise. Os remédios foram doados pelas farmacêuticas IPCA, Novartis e Johnson & Johnson. Tedros Adhanoms, diretor-geral da OMS, disse que a busca por um remédio eficaz contra a Covid-19 continua sendo uma busca global.

“Encontrar terapêuticas mais eficazes e acessíveis para os doentes com Covid-19 continua sendo uma necessidade crítica, e a OMS está orgulhosa por liderar esse esforço global”, disse Adhanoms em comunicado à imprensa. A nova fase dos ensaios clínicos irá envolver cerca de 600 hospitais pelo mundo. De acordo com o diretor-geral, será possível avaliar a eficácia de vários tratamentos ao mesmo tempo usando um único protocolo.