Clarissa Mathias. Foto: Miro

No próximo dia 8 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, Salvador vai receber o lançamento do livro ‘Encontros com a Espiritualidade’, organizado pela oncologista Clarissa Mathias, Líder do Cancer Center Oncoclinicas – Hospital Santa Izabel. O evento será na Pupileira, em Nazaré, em realização do Instituto Oncoclínicas. A publicação reúne temas como fé, autocuidado, amor, importância da caminhada, família, motivos para comemorar, empatia, acolhimento e afeto.

Segundo Clarissa, nos primórdios da história, a medicina e a espiritualidade andavam juntas, mas com os avanços da modernidade e da Ciência houve um distanciamento entre a medicina e a dimensão espiritual. No entanto, a especialista afirma que, atualmente, várias sociedades médicas, centros de saúde de referência em todo mundo e a própria OMS já reconhecem a importância da espiritualidade como pilar de apoio para o enfrentamento do câncer e de outras doenças.

“Quando um paciente recebe o diagnóstico de um câncer, muitos sentimentos, medo, insegurança e até negação podem prejudicar sua condição e sua adesão ao tratamento oncológico. Confiança e resiliência ajudam a encarar o tratamento e a transformar e ressignificar esse momento da vida com novos hábitos. Tratar não apenas a doença, mas o paciente de uma forma integral – corpo, mente e espirito – é um modo de fortalece-lo para todas as fases do tratamento”, declara Clarissa.

Ilustrado por desenhos de crianças em tratamento oncológico na Unidade de Onco-Hematologia Pediátrica Erik Loeff, que integra o Hospital Santa Izabel, a obra terá sua renda integralmente revertida para manutenção da Casa de Apoio Solange Fraga. A instituição atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vindos do interior da Bahia, para tratamento oncológico ou cardiológico na capital baiana.

O livro é resultado dos Encontros Ecumênicos on-line idealizados por Clarissa Mathias e realizados pela Oncoclínicas desde 2020. As reuniões foram criadas para o acolhimento de pacientes oncológicos, seus familiares e amigos. A adesão e o retorno dos pacientes foram tão positivos que o projeto continua até hoje, de forma quinzenal, e é aberto a todos.

Diversos estudos têm revelado os benefícios da espiritualidade para a saúde física e mental, assim como seus impactos positivos no enfrentamento de doenças e situações difíceis. Para a médica, é preciso desenvolver um olhar global para o paciente e reconhecer as suas crenças. “Quando olhamos para o paciente de modo integral, sem focar exclusivamente na doença, estamos ajudando ele a se fortalecer para lidar com o tratamento, que, apesar de todos os avanços na oncologia, nem sempre é fácil”, diz Clarissa.

“Encontros com a Espiritualidade”, de Clarissa Mathias. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify