Bahia Brito
Bahia Brito. Foto: Leonardo Ribeiro

Possuindo diversos espaços de culinária diversa, a cidade de Salvador tem nomes de relevância da cozinha nacional e internacional. Mas essa pergunta pode surgir no pensamento de algumas pessoas: “Onde os chefs comem?” O Anota Bahia convidou Laurent Rezette, Cadu Moura, Nara Amaral, Bahia Brito e Manuel Coelho, cinco nomes famosos da gastronomia baiana para saber onde eles costumam frequentar na cidade, além dos seus locais de trabalho.

Chef Nara Amaral. Foto: Divulgação.

Os critérios para decidir onde ir são variados. Alguns preferem locais onde a culinária do restaurante possua algum tipo de relação afetiva, seja com o chef responsável ou com vínculos regionais. Enquanto tem quem prefira escolher outro tipo de gastronomia diferente da habitual no trabalho. É o caso da Nara Amaral, à frente do Di Janela e do Provisório, que citou preferir comida fria e crua e mencionou o Omi, pertencente ao grupo Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca.

Chef Cadu Moura
Cadu Moura. Foto: Reprodução/Instagram.

Outro espaço do grupo Origem foi lembrado por Cadu Moura, desta vez o restaurante Orí. Além disso, o chef mencionou o Amado como uma de suas preferências. Sob os comandos do chef Edinho Engel, o local também foi mencionado por Laurent Rezette, com o critério de sempre procurar ambientes oferecendo uma comida afetiva. Casa Lisboa, de Gualter Freire e o Jabu, de Aurélien Roche são outros lugares presentes em sua lista.

Chef Laurent Rezette. Foto: Divulgação.

O chef do Restaurante Fasano Salvador, Bahia Brito, trouxe sua preferência quando procura um prato à base de carne e mencionou o Carvão, agora com menu assinado por Guto Lago. Outro espaço mencionado foi o Ré-Restaurante, popularmente conhecido por levar o nome da responsável, Dona Suzana. O ambiente acolhedor e o cardápio com peixe e moquecas são itens que chamou sua atenção. Ainda falando em locais onde o cardápio reflete a gastronomia local, Manuel Coelho citou Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, o Manga, de Dante e Kafe Bassi, e o bar Mistura Perfeita, servindo “lambreta e catado de aratu incríveis”.

Além desses restaurantes mencionados pelos nossos entrevistados, pedimos para que citassem algum espaço inaugurado recentemente e ótimos lugares foram mencionados, começando pelo Silva, do chef Ricardo Silva, e o Jhun, do chef Luciano Costa, inaugurados este ano e lembrados por Nara Amaral. Com a gastronomia mediterrânea em seu menu, o La Lupa, do chef Alessandro Narduzzi, foi reaberto em 2023 e recebeu menção de Laurent Rezette. O Preta Café Bistrô, de Angeluci Figueiredo (Preta), embora tenha menos de dois meses de funcionamento, mereceu a citação de Bahia Brito. Pertencente ao grupo Origem, o ambiente de culinária italiana Segreto é destaque para Cadu Moura e Manuel Coelho, encerrando a lista de restaurantes frequentados por especialistas gastronômicos em Salvador.

Manuel-Coelho-Anota-Bahia
Manuel Coelho. Foto: Reprodução

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.