
O Governo do Estado da Bahia apreendeu 655 garrafas de bebidas alcoólicas impróprias para consumo durante o segundo dia da Operação Bebidas Etílicas, realizada nesta terça-feira (7), em Salvador. A ação, iniciada na segunda-feira (6), visa combater a comercialização irregular de bebidas na capital.
A operação é conduzida pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com o Procon-BA, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Três estabelecimentos foram fiscalizados nos bairros de Parque Bela Vista, Brotas e Pituba. No primeiro, um galpão de entrega de bebidas em domicílio, foram encontradas mais de 200 unidades fora do prazo de validade. O DPT recolheu amostras para perícia, o Procon autuou o local e a Decon instaurou inquérito policial. O proprietário foi intimado para prestar esclarecimentos e realizar o descarte dos produtos.
Em Brotas, outro ponto de delivery foi autuado após a equipe encontrar 183 bebidas vencidas. O material foi parcialmente recolhido para análise pericial, e o responsável também responderá a inquérito policial.
Na Pituba, um estabelecimento de fornecimento para grandes eventos mantinha 272 bebidas sem origem, lacre, rótulo ou validade. O Mapa reteve 271 garrafas sob custódia do proprietário, enquanto o DPT recolheu uma para perícia. O local também foi autuado pelo Procon e alvo de investigação pela Decon.
De acordo com as autoridades envolvidas, as ações de fiscalização seguirão em outros bairros da cidade nos próximos dias, com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas irregulares na comercialização de bebidas alcoólicas.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify